Ouvindo...

Datafolha: 67% querem que Bolsonaro desista da candidatura em 2026

Ex-presidente segue se colocando como pré-candidato, mas levantamento mostra que apoio majoritário é por uma nova liderança no campo conservador

A maioria da população brasileira acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria abrir mão da disputa a presidência em 2026, segundo aponta nova pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste domingo (6).

Leia mais: 56% da população é contra anistia para condenados por atos do 8/1, aponta Quaest

De acordo com o levantamento, 67% dos entrevistados defendem que Bolsonaro apoie outro nome, enquanto apenas 28% acham que ele deve insistir na candidatura. O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 3 de abril com 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia também

Apesar de estar inelegível até 2030, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue se apresentando como pré-candidato à Presidência da República e diz ser ‘plano A, B e C’ do PL para 2026.

Favoritos do bolsonarismo

Entre os eleitores que se identificam como “fortemente bolsonaristas”, o cenário se inverte: 63% acreditam que Bolsonaro deve continuar na disputa, enquanto 36% consideram que ele deveria desistir da candidatura.

A pesquisa também perguntou quem Bolsonaro deveria apoiar caso desista de disputar o Palácio do Planalto em 2026. Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, lidera as menções com 23%, tecnicamente empatada com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que aparece com 21%. O deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foi citado por 14% dos entrevistados.

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais