Ouvindo...

Caiado lança pré-candidatura à Presidência: ‘Não tem volta’

O governador de Goiás é o primeiro a oficializar sua intenção de concorrer ao Planalto em 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lançou nesta sexta-feira (4) sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026. Ele é o primeiro a se apresentar oficialmente para a disputa ao Palácio do Planalto.

A formalização foi realizada com um evento em Salvador. Na ocasião, o goiano também recebeu o título de cidadão baiano e a comenda 2 de julho, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia.

Em seu discurso, Caiado criticou a situação da segurança pública no país. Segundo ele, a proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo governo federal sobre o assunto é um presente para a “bandidagem” e foca apenas na concentração de poder.

O goiano disse ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma crise de popularidade por não saber dialogar com os mais jovens e criticou a articulação política do petista no Congresso.

Caiado está em seu segundo mandato à frente de Goiás e já concorreu à Presidência em 1989, quando ficou em 10º lugar no primeiro turno, com 0,72% dos votos. Ele é o primeiro dos possíveis candidatos da direita a lançar a pré-candidatura.

Os governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), também são outros nomes que podem se apresentar na disputa.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Leia mais