O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lançou nesta sexta-feira (4) sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026. Ele é o primeiro a se apresentar oficialmente para a disputa ao Palácio do Planalto.
A formalização foi realizada com um evento em Salvador. Na ocasião, o goiano também recebeu o título de cidadão baiano e a comenda 2 de julho, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia.
Em seu discurso, Caiado criticou a situação da segurança pública no país. Segundo ele, a proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo governo federal sobre o assunto é um presente para a “bandidagem” e foca apenas na concentração de poder.
O goiano disse ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma crise de popularidade por não saber dialogar com os mais jovens e criticou a articulação política do petista no Congresso.
Caiado está em seu segundo mandato à frente de Goiás e já concorreu à Presidência em 1989, quando ficou em 10º lugar no primeiro turno, com 0,72% dos votos. Ele é o primeiro dos possíveis candidatos da direita a lançar a pré-candidatura.
Os governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), também são outros nomes que podem se apresentar na disputa.