Ouvindo...

Com reprovação em alta, Lula se reúne com líderes do Senado nesta quarta

Presidente terá um encontro com parlamentares na tentativa de azeitar relação com o Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta quarta-feira (2) com líderes partidários na residência oficial do Senado. O encontro será realizado às 18h30 e é uma tentativa do petista de estreitar a relação com o Congresso no momento em que a reprovação a seu governo aumenta.

“Hoje é o retorno do número 10. Ou melhor, do número 13. No melhor da forma, jogando no ataque e fazendo gol”, brincou o líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). Segundo ele, o presidente também fará o mesmo encontro com os líderes da Câmara em outro momento.

Nos últimos dias, Lula tem feito gestos de aproximação do Legislativo. Ele levou parlamentares em sua comitiva durante a viagem à Ásia, incluindo os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

A postura difere dos dois primeiros anos do mandato, em que o petista se reuniu muito pouco com os parlamentares e delegou os encontros aos ministros de seu governo. Agora, Lula corre contra o tempo para aprovar medidas que revertam sua crise de popularidade e imprimam uma marca de sua terceira gestão à frente do Planalto.

É o caso da proposta de reforma do Imposto de Renda, com isenção para quem ganha até R$ 5 mil por mês. Se a relação com o Congresso estiver mais azeitada, a proposta pode tramitar com mais rapidez.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Leia mais