Ouvindo...

Deputada quer vetar anistia a investigados por golpe de Estado

Duda Salabert (PDT) apresentou o projeto em semana que oposição pressiona presidente da Câmara a votar PL da Anistia

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) protocolou na segunda-feira (31) um projeto de lei que impede a concessão de anistia a investigados ou condenados por golpe de Estado.

A proposta prevê mudanças no Código Penal para estabelecer que esse tipo de indulto não se aplica a crimes contra as instituições democráticas.

Veja mais: Caso Débora dos Santos: Oposição prepara lista com ‘situações similares’

“A preservação das instituições democráticas e a garantia dos direitos fundamentais exigem medidas que impeçam a impunidade de atos que atentem contra a ordem constitucional e o funcionamento legítimo dos Poderes do Estado”, explica a deputada.

PL da Anistia

O projeto foi apresentado em meio às negociações que acontecem na Câmara dos Deputados sobre o PL da Anistia, que está parado desde o ano passado e pretende perdoar os envolvidos nos ataques à sede dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.

A oposição pressiona para que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), coloque em pauta um requerimento de urgência. Se aprovado, o texto será analisado diretamente pelo plenário, sem passar pelas comissões.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, afirma já ter reunido o apoio de 8 partidos, incluindo alguns da base do governo, e mais de 300 votos favoráveis à proposta. Ele deve se reunir com Motta na terça-feira (1º) para tentar incluir a urgência para o projeto na pauta de votações da próxima semana. A oposição também ameaça obstruir os trabalhos caso o texto não seja votado.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais