Ouvindo...

Lula diz que Trump ‘não é xerife do mundo’ e anúncia contestação na OMC ao tarifaço

Em visita ao Japão, presidente também prometeu retribuir as taxas impostas por Trump com o sobrepreço de produtos americanos que chegam ao Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil levará à Organização Mundial do Comércio (OMC) uma contestação sobre a taxação de 25% imposta pelos Estados Unidos sobre o aço brasileiro. Caso a queixa não tenha sucesso, Lula adiantou que o governo poderá adotar medidas de reciprocidade, incluindo a imposição de tarifas sobre produtos norte-americanos.

A declaração foi dada por Lula ao encerrar sua visita ao Japão na madrugada desta quinta-feira (27). Lula criticou o protecionismo econômico e afirmou que não aceitará passivamente as decisões dos Estados Unidos. “Trump não é o xerife do mundo”, declarou referindo-se ao presidente norte-americano Donald Trump.

Leia também

“Sinceramente, estou muito preocupado com o comportamento do governo americano com essa taxação de todos os produtos de todos os países. Estou preocupado porque, no fundo, no fundo, o livre-comércio é que está sendo prejudicado. Estou preocupado porque o multilateralismo está sendo derrotado. Estou preocupado porque o presidente americano não é xerife do mundo. Ele é apenas presidente dos Estados Unidos”, disse Lula.

Durante a coletiva de imprensa onde fez um balanço de sua visita ao Japão, Lula também demonstrou otimismo com a ampliação das relações comerciais com o país asiático. O Brasil espera avançar nas negociações para a venda de carne brasileira ao mercado japonês e fechar um acordo entre o Mercosul e países asiáticos ainda este ano.

Sobre a reforma ministerial, Lula negou ter discutido o tema com os presidentes da Câmara e do Senado e afirmou que a questão será retomada após seu retorno ao Brasil.

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais