Ouvindo...

Políticos de Minas Gerais prestam homenagens a Fuad Noman, prefeito de BH: ‘deixa imenso vazio’

Fuad Noman morreu aos 77 anos nesta quarta-feira (26); vereadores, deputados e figuras mineiras relembraram dedicação do prefeito ao serviço público e paixão por Belo Horizonte

Políticos de Minas Gerais já começaram a se manifestar sobre a morte do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD). O chefe do executivo municipal morreu aos 77 anos na manhã desta quarta-feira (26), no Hospital Mater Dei, na região Centro-Sul da capital mineira.

Vereadores de BH e deputados estaduais e federais por Minas Gerais lamentaram a morte de Fuad nas redes sociais. Os pronunciamentos homenagearam o prefeito e destacaram sua dedicação, a paixão pela cidade de Belo Horizonte e a vocação para o serviço público.

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) elogiou a integridade do prefeito e afirmou que sua partida deixa um “imenso vazio na política mineira”.

“Fuad foi mais do que um gestor público competente. Foi um homem íntegro, generoso e comprometido com a cidade e com as pessoas. Sempre esteve ao lado das causas justas, da construção coletiva e do diálogo. Tive o privilégio de conviver com ele, compartilhar ideias e projetos, e testemunhar de perto sua dedicação em tornar Belo Horizonte uma cidade mais humana, acolhedora e cheia de oportunidades. Sua partida deixa um vazio imenso na política mineira e no coração de todos os belo-horizontinos. Minha solidariedade e carinho aos familiares, amigos e à população de BH, que hoje se despede de um grande homem público”, escreveu nas redes sociais.

O Vereador Helinho da Farmácia (PSD-MG) disse que Fuad era um amigo pessoal e relembrou a alegria com a qual o prefeito levava a vida.

“Descanse em paz, meu amigo. Assim que iremos lembrar de você: alegre, cheio de vida e apaixonado por Belo Horizonte. Obrigado por tudo. Que Deus possa confortar o coração da família e dos amigos nesse profundo momento de tristeza. Fará muita falta a nossa cidade”, disse.
Leia também

A deputada estadual Bella Gonçalves (Psol-MG) também comentou que o prefeito fará falta para Belo Horizonte.

“Com muita tristeza recebemos a notícia que o nosso prefeito Fuad Noman se encantou. Toda a minha solidariedade a família, amigos e a todo o povo de BH. Ele era um democrata e fará falta para a nossa cidade”, afirmou.

O deputado federal André Janones (PT-MG) destacou que Fuad era um “exemplo de liderança” e colecionou amigos sempre por onde passou.

“Acabo de receber a triste notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman. Fuad sempre foi um exemplo de liderança: comprometido, culto, inteligente e extremamente carinhoso com todos. Por onde passou, sempre colecionou amigos. Esteve ao nosso lado na campanha do Presidente Lula em 2022, sendo um dos poucos prefeitos de um capital a declarar apoio ao Presidente. Todas as vezes que estivemos juntos sempre me recebeu com muito carinho e tivemos sempre muito diálogo em prol de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Em nome do povo mineiro e, em especial, de todos os Belorizontinos e nosso muito obrigado por tudo Fuad!”, disse na homenagem.

O presidente da Câmara de Vereadores de BH, professor Juliano Lopes (Podemos-MG), afirmou que Fuad dedicou sua vida a lutar por causas nobres e foi um “político modelo”.

“Expresso minha profunda tristeza pelo falecimento do nosso estimado prefeito, Fuad Noman. Um ser humano íntegro, compassivo, que dedicou sua vida a lutar por causas nobres de nossa cidade, sempre contribuindo para edificar, fortalecer e concretizar os sonhos da nossa comunidade.Sem dúvida, ele foi um político modelo, e deixará um legado duradouro em nossas lembranças e na nossa história.Neste momento de dor, nossos pensamentos e orações estão com a família, amigos e todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Rogo a Deus que, em sua infinita misericórdia, o acolha e conforte a todos. Que sua memória seja uma bênção para todos nós e que seu legado continue a inspirar futuras gerações. Descanse em paz, prefeito Fuad!”.

O secretário de Estado do Governo e ex-deputado federal, Marcelo Aro, foi mais um político que destacou a vocação de Fuad Noman para a vida pública.

“Profundamente consternado com o falecimento do Prefeito da nossa capital Belo Horizonte. Um homem com verdadeiro espírito público que dedicou a sua vida para servir às pessoas. Neste momento de dor, expresso as mais sinceras condolências à família, em especial Dona Monica e os filhos e aos amigos. Sua dedicação à nossa cidade e seu jeito tão gentil deixa um legado que permanecerá vivo na memória de todos nós. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que compartilharam. Que Deus o receba! Descanse em paz, Fuad!”, escreveu.

Fuad morreu aos 77 anos

Morreu nesta quarta-feira (26), aos 77 anos, o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD). Ele estava internado no Hospital Mater Dei, na região centro-sul de Belo Horizonte, desde o dia 3 de janeiro, com quadro de insuficiência respiratória aguda.

Era a quarta internação desde novembro de 2024. Na noite da última terça (25), Noman sofreu uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimado por médicos. A morte foi oficializada pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais