O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), morreu nesta quarta-feira (26), aos 77 anos. Ele estava internado no Hospital Mater Dei, na região centro-sul de Belo Horizonte, desde o dia 3 de janeiro, com quadro de insuficiência respiratória aguda.
Vários políticos lamentaram a morte do prefeito da capital mineira e prestaram suas homenagens.
Instituições e associações mineiras também reagiram após o anúncio da morte de Fuad, divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte, no final da manhã desta quarta (26).
Confira notas e reações:
- Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas):
‘A Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Neman.
Sua dedicação à cidade, sua trajetória exemplar e seu compromisso com o desenvolvimento de nossa capital deixam um legado de trabalho e dedicação.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e toda a população belo-horizontina, que perde um grande líder. Que sua memória seja lembrada com respeito e gratidão por tudo que fez por Belo Horizonte’.
- Associação Mineira de Municípios (AMM):
‘A Associação Mineira de Municípios (AMM), em nome do presidente Dr. Marcos Vinicius, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, ocorrido nesta quarta-feira (26).
Reeleito para a gestão de Belo Horizonte, Fuad Noman foi uma liderança de grande relevância para o povo mineiro e para a política do estado.
Fuad deixará um legado de inspiração e dedicação, sendo lembrado por sua trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento e bem-estar da população.
A AMM se solidariza com seus familiares, amigos e toda a população de Belo Horizonte neste momento de dor’, Associação Mineira de Municípios (AMM), Dr. Marcos Vinicius– Presidente
- Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG):
‘A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) recebe com grande pesar a notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Político íntegro, ético e competente, Fuad sempre priorizou o diálogo e a união, reforçando a sua vocação para a vida pública.
“Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Sua dedicação à cidade e seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social de nossa capital deixam um legado importante. Manifesto meus sentimentos e solidariedade à sua família e amigos neste momento de dor’’, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG.
Fuad deixa um legado de luta, força e comprometimento para Belo Horizonte’.
- Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH):
‘Lamentamos profundamente o falecimento do prefeito Fuad Noman. Homem competente e do diálogo, serviu a Minas e ao Brasil, mas deixa como principal ensinamento o seu amor por nossa Belo Horizonte. Em seu discurso de posse em janeiro último, destacou que em sua gestão “o trabalho é para que a cidade seja de todos e para todos”. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) compartilha do mesmo propósito e, dentro de sua atuação, seguirá contribuindo com o Executivo Municipal para que o desejo de Fuad Noman seja cumprido com honra e seriedade. Aos familiares e amigos, emanamos nossos sentimentos de amor e resiliência. Ao vice-prefeito, Álvaro Damião, desejamos força e sabedoria para seguir em frente com os projetos pensados por ele e Fuad. Ao nosso prefeito Fuad, desejamos um descanso de paz e que ele tenha a certeza de que sua contribuição para o desenvolvimento de Belo Horizonte, de Minas e do Brasil será sempre referenciada’.
- Associação Mineira de Supermercados (AMIS):
‘A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Jorge Noman Filho.
Mais do que prefeito reeleito para uma das mais importantes capitais do Brasil, o serviço público perde um grande gestor, um líder honesto, trabalhador e da mais elevada capacidade técnica.
A todos os amigos e familiares, ficam os mais sinceros sentimentos de toda a direção da AMIS’.
- Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio), Sesc e Senac:
‘A Federação do Comércio de Minas Gerais, o Sesc e o Senac manifestam profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, transcorrido nesta quarta-feira, 26 de março. Durante seu primeiro mandato, e após ser reeleito, o prefeito foi um parceiro da Fecomércio MG, sempre aberto ao diálogo com o setor do comércio de bens, serviços e turismo da Capital.
Fuad Noman era um conhecedor dos negócios e um defensor do desenvolvimento econômico. Nomeou o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, para o Conselho de Ética da PBH, refletindo seu compromisso com a ética e a transparência no setor público.
Sua perda é sentida profundamente pela cidade de Belo Horizonte que perde um líder e um grande entendedor das necessidades do comércio e da comunidade que o elegeu.
A Fecomércio MG expressa suas condolências à família e aos amigos de Fuad Noman. Nadim Donato Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac’.
- OAB-MG:
‘A OAB-MG lamenta o falecimento do prefeito eleito de Belo Horizonte, Fuad Noman. O economista, nascido na capital mineira, ao longo da sua vida pública, exerceu diversos cargos com respeitabilidade e honradez.
Após ser escolhido majoritariamente pelo povo de Belo Horizonte para conduzir a Prefeitura Municipal, demonstrou coragem e bravura na luta contra diversas enfermidades. Sinceras condolências à família, amigos e admiradores’.
- SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG:
‘Com profundo pesar, a diretoria do Sistema Faemg Senar expressa suas condolências pelo falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, ocorrido nesta quarta-feira, 26 de março de 2025.
Fuad Noman, aos 77 anos, deixa um legado de dedicação ao serviço público. Economista por formação, sua trajetória foi marcada pela ética e pelo compromisso com o diálogo. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de destaque no Governo Federal, no Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte.
O Sistema Faemg Senar se solidariza com a família, amigos e colaboradores de Fuad Noman, em especial com sua viúva, Mônica Drummond, seus dois filhos e quatro netos. Que encontrem conforto e força para superar esta perda irreparável’.
- Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg):
‘O cooperativismo mineiro, aqui representado pelo presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, lamenta profundamente o falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Sua trajetória política foi marcada por uma dedicação exemplar ao serviço público e por um compromisso inabalável com o desenvolvimento de Belo Horizonte e de Minas Gerais.
Sua liderança técnica e conciliadora sempre esteve alinhada aos valores cooperativistas, promovendo o diálogo e o fortalecimento das iniciativas que beneficiam a coletividade. Sua dedicação ao serviço público, pautado na ética, diálogo e bem-estar da população sempre serão lembrados.
Neste momento de luto, expressamos nossa solidariedade à família e aos amigos de Fuad Noman, e a todos os belo-horizontinos. Que o legado dessa importante liderança continue a inspirar todos os que acreditam em um futuro mais justo, sustentável e cooperativo. Ronaldo Scucato, Presidente do Sistema Ocemg’.