A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse nesta quarta-feira (26) que a abertura do processo penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro foi uma resposta da Justiça aos “comandantes da tentativa de golpe contra a democracia”.
Gleisi afirmou, pelas redes sociais, que o processo seguiu o devido processo legal.
“Hoje a Justiça falou e tornou réus, por unanimidade da Turma do STF, os comandantes da tentativa de golpe contra a democracia no Brasil. É muito significativo que esta decisão tenha sido tomada à luz dos fatos apresentados na denúncia da PGR, no curso do devido processo legal, com garantia ampla do direito de defesa aos acusados”, destacou ela.
Ainda em seu comunicado, Gleisi afirmou que o processo transcorreu dentro das regras democráticas.
“Tudo transcorrido no estado democrático de direito que os réus tentaram abolir”, finalizou ela.
A manifestação da ministra ocorreu horas depois de a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), tornando réus Bolsonaro e outras sete pessoas.