Ouvindo...

Tribunal de Contas do Estado quer reajuste de 16,02% para servidores

Tribunal de Justiça e Ministério Público pedem 3,69% de reajuste. Defensoria Pública reivindica 4,55%; A ALMG irá analisar pedidos

A Assembleia Legislativa (ALMG) recebeu nesta terça-feira (25) as propostas de revisão salarial de quatro órgãos: Tribunal de Justiça (TJMG), Ministério Público (MP), Tribunal de Contas (TCE) e Defensoria Pública (DPMG). As mensagens foram lidas no plenário do parlamento mineiro.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, propôs no projeto PL 3.213/24 a correção de 3,69% retroativa a 1º de maio de 2024. Este foi o mesmo percentual e retroatividade defendidos pelo procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, para os servidores do Ministério Público de Minas Gerais, no PL 3.249/25.

Leia também

Já o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Durval Ângelo, enviou o PL 3.478/25 com a proposta de revisão salarial de 16,02%. Segundo o órgão, o percentual é referente ao acúmulo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2015 e de 2024. Na mensagem enviada aos deputados, o presidente do TCE destacou que os servidores não tiveram a recomposição salarial de 2015, mas ela não está contida na atual proposta por insuficiência de recursos do TCE. No caso do Tribunal de Contas, o reajuste será válido a partir de 1º de janeiro de 2025.

Por fim, a Defensoria Pública propôs a revisão de 4,55%, referente ao IPCA apurado entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024. A defensora pública-geral, Raquel Gomes de Souza, enviou o PL 3.517/25 sem retroatividade. Os novos valores serão pagos a partir da vigência da lei.

As quatro proposições serão analisadas pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Administração Pública (APU) e Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). Após percorrer os caminhos regimentais, os PL’s vão precisar ser aprovados em dois turnos no plenário da ALMG.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Leia mais