Ouvindo...

Julgamento de denúncia contra Bolsonaro é suspenso no STF; decisão será amanhã

Primeira Turma retoma o julgamento nesta quarta (26), às 9h30

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou todos os pedidos das defesas dos acusados de golpe pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e vai decidir nesta-quarta (26), a partir das 9h30, se o ex-presidente Jair Bolsonaro se tornará réu.

Bolsonaro e aliados estão denunciados por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. A primeira parte do julgamento aconteceu nesta terça-feira (25), no STF, que decide se aceita a denúncia.

Leia também

Caso Bolsonaro seja condenado, a pena máxima do ex-presidente pode chegar a 46 anos de prisão, conforme prevê a legislação brasileira.

A PGR acusa Bolsonaro dos seguintes crimes:

  • Liderança de organização criminosa armada (pena máxima de 20 anos);
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (pena máxima de 8 anos);
  • Golpe de Estado (pena máxima de 12 anos);
  • Dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União (pena máxima de 3 anos);
  • Deterioração de patrimônio tombado (pena máxima de 3 anos).
Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais