Ouvindo...

Secretária de Zema diz que direita está ‘conversando’ sobre união para 2026 em Minas

A secretária, que tentar uma cadeira na ALMG pelo PL, disse que está trabalhando “incansavelmente” na divulgação da gestão Zema em MG

A secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), Alê Portela (PL), já participa da articulação política para as eleições de 2026. Para a Itatiaia, ela afirmou que irá disputar novamente uma cadeira na Assembleia Legislativa (ALMG), acompanhando a saída do governador Romeu Zema (Novo).

Portela foi eleita deputada estadual em 2022 com 42.421 votos. A parlamentar, no entanto, deixou a ALMG oficialmente em junho do ano passado, a convite de Zema, para assumir a Sedese, substituindo Elizabeth Jucá.

Segundo Portela, parlamentares da direita mineira, de todos os partidos, estão “conversando” para que haja uma união e “trabalho em conjunto” para as próximas eleições. “Como pré-candidata, buscando meu segundo mandato, contribuir para termos eleições de direita, para conseguirmos que o público de direita se eleja tanto na esfera estadual quanto na federal”, afirmou.

Leia também

Com data para encerrar o mandato, o governador, por diversas vezes, reforçou o nome de Mateus Simões (Novo), vice-governador, como seu sucessor no Executivo do Estado.

Diante da possibilidade de outros nomes concorrerem, inclusive do próprio partido de Portela, como é o caso do deputado federal Nikolas Ferreira (PL), a secretária afirmou estar trabalhando “incansavelmente” para levar o “nome” da gestão para todas as regiões de Minas Gerais. “Todos têm a mesma linha de que é preciso termos uma direita unida, que esteja em conjunto e estamos trabalhando nisso para ano que vem”, afirmou.

Além de Simões e Nikolas, outros nomes cotados para a disputa de 2026 em Minas Gerais são os senadores Cleitinho Azevedo (Republicanos) e Rodrigo Pacheco (PSD).

Jornalista pela UFMG, já passou pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, participou da produção de programas para a rádio e cobrindo a editoria de cidades. Atualmente faz parte da editoria de Política, na cobertura das Eleições 2024.
Leia mais