Ouvindo...

Lula desembarca no Japão neste domingo para visita de Estado; veja roteiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá três dias de compromissos no Japão, que tem a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com quase 211 mil pessoas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca neste domingo (23) no Japão, onde cumprirá agendas oficiais de 24 a 27 de março. Esta será a quinta visita do presidente Lula ao Japão.

A agenda oficial começa nesta terça-feira (25), em um encontro do presidente Lula com o Imperador do Japão, Naruhito, e a imperatriz japonesa Masako. No fim do dia, haverá um jantar oficial no Palácio Imperial.

Lula estará acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, além dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Leia também

Na quarta-feira (26), Lula participará do Fórum Empresarial Brasil-Japão. Depois, se reunirá com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba.

O último compromisso oficial de Lula em solo japonês será um jantar oferecido pelo primeiro-ministro, no Palácio Akasaka.

Em 2025, o Brasil e o Japão comemoram os 130 anos das relações diplomáticas.

O Brasil conta com a maior população nipodescendente fora do Japão, estimada em mais de 2 milhões de pessoas, e o Japão abriga a 5ª maior comunidade brasileira no exterior, com cerca de 211 mil nacionais.

As relações entre os países foram estabelecidas em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.

A visita de Lula, segundo o Itamaraty, tem o objetivo de impulsionar setores prioritários, além de abrir novas áreas de negócios.

Nos últimos três anos, o Japão investiu US$ 35 bilhões no Brasil, sendo a nona maior origem de recursos estrangeiros.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais