O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), celebrou, nesta sexta-feira (21) o pagamento do auxílio alimentação para as forças de segurança do estado. Em um evento de inauguração da nova sede do 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga, no Vale do Aço, Zema afirmou que a iniciativa é ‘inédita’ e uma forma de ‘reconhecer quem tem trabalhado pela segurança dos mineiros’.
“Nós recentemente, semana passada, demos algo inédito para as forças de segurança que é o auxílio alimentação. Começamos com R$ 50 por dia trabalhado, podendo chegar, no início do ano que vem, a R$ 75, dependendo das metas. É um avanço, queremos reconhecer quem tem trabalhado pela segurança dos mineiros”, afirmou.
A declaração acontece em meio a um momento de insatisfação das forças de segurança de Minas Gerais. A categoria cobra do governador a proposta de reajuste do funcionalismo público deste ano e as perdas inflacionárias da última década, que, segundo os profissionais, é de 44%.
Durante a semana, em uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), as forças de segurança do estado prometeram intensificar as mobilizações caso a proposta de reajuste não seja apresentada. De acordo com o deputado estadual Sargento Rodrigues (PL), a categoria pode até paralisar as atividades.
“Se a negociação não avançar, eu tenho certeza que os policiais e bombeiros vão acabar paralisando os trabalhos, porque não há outra forma de pressionar o governo. Se alguém aqui descobrir outra forma, me fale que eu vou buscar. Mas, infelizmente, não há outra forma”.
O Secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, afirmou que o governo de Minas não tem uma previsão para apresenta o percentual de reajuste que será proposto.
“Não existe possível valorização do servidor público em um Estado com dificuldades financeiras ou fiscais. Ainda estamos pagando por todos os passivos que tivemos que organizar quando assumimos o governo. Repasses em saúde, depósitos judiciais e tantos outros compromissos essenciais. O governo conseguiu colocar, ainda assim, o salário do servidor em dia”.