Ouvindo...

Presidente da Comissão de Saúde promete fiscalização de recursos

Do partido de Bolsonaro, deputado preside o colegiado pela segunda vez

O deputado federal Zé Vitor (PL) é o novo presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. É a segunda vez que ele assume o colegiado.

O parlamentar, de 40 anos, é engenheiro-agrônomo, está no segundo mandato federal, e foi secretário de Meio Ambiente em Araguari, em Minas Gerais, onde nasceu.

Integrante do principal partido de oposição, Zé Vitor afirma que vai fazer uma fiscalização sistemática.

“Nós temos muitos desafios, em especial o do financiamento, que é constante. Como é que a gente paga a conta do Ministério da Saúde? Nós temos um orçamento previsto de 240 bilhões para 2025, a gente precisa acompanhar com lupa a aplicação desse recurso e trabalhar para qualificar os gastos públicos, é fundamental”, explicou.

Leia também

O parlamentar elencou as prioridades. “Nós temos algumas prioridades, entre elas um acompanhamento de perto também sobre a questão de câncer, do tratamento oncológico, saúde materna, saúde indígena, verificar de fato quais são as políticas que estão sendo adotadas”, adiantou.

A saúde suplementar também receberá atenção especial. “Nós temos que tratar de plano de saúde, como é que fica melhor e mais acessível e disponível para o usuário e como o sistema se mantém de pé, o que os planos de saúde tenham também segurança para executar suas atividades. Os planos têm papel estratégico, praticamente 20% da população tem plano de saúde, qualquer derrota dos planos significa uma derrota do sistema, que pode sobrecarregar também o SUS”, explica o deputado.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais