O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), agradeceu o ex-secretário de estado de governo, Gustavo Valadares (Mobiliza), e, em nota, afirmou que ele “cumpriu a missão com êxito” a frente da pasta.
Gustavo Valadares anunciou oficialmente na última quarta-feira (12) que iria deixar a Secretaria de Estado de Governo (Segov) e retornaria para o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). “Foi um período de grande aprendizado, conhecendo melhor as complexidades e oportunidades de Minas e me aproximando ainda mais de cada região do Estado”, disse.
A Segov atua na relação dos deputados estaduais com o executivo. De Valadares partiram articulações como as que negociaram as condições do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), a que trata da privatização da Cemig e da Copasa, o reajuste dos servidores estaduais, entre outras.
A apuração, feita pela Itatiaia, mostrou que Valadares saiu “desgastado” do governo mineiro e sem conseguir atender as expectativas da gestão Zema de emplacar deputados governistas nas principais comissões na ALMG, motivo apontado como a “gota d'água” para saída do ex-secretário.
Quem assume a Segov?
A Secretaria agora irá ficar com o atual secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro (PP). A nomeação foi publicada neste sábado (15), no Diário Oficial do estado.
Aro é jornalista, advogado e mestre em Direito Constitucional e atua na Casa Civil desde 2023.