O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva receberam, na Granja do Torto em Brasília, cinco jabutis fêmeas doadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A entrega dos animais visa equilibrar a população de jabutis na residência oficial, que apresentava um excesso de machos.
A iniciativa surgiu após um pedido da equipe médica responsável pelos animais da Granja, que identificou a necessidade de mais fêmeas no local. O presidente Lula expressou seu compromisso com o bem-estar dos novos habitantes: ‘A gente vai dar para esse bichinho possivelmente não a liberdade que eles têm no meio de uma floresta, mas a gente vai dar uma liberdade, uma cascatinha para eles poderem tomar banho, um riacho bastante desenvolvido com água limpa para eles poderem tomar banho e beber’.
Papel de reabilitação e sustentabilidade
Representantes do Ibama explicaram que os jabutis entregues são provenientes de apreensões, resgates ou entregas voluntárias. A Granja do Torto passa agora a desempenhar um importante papel na reabilitação desses animais. Um técnico do instituto destacou: ‘A gente cuida, reabilita e destina. A Granja do Torto passou a ser agora um reabilitador sem asas’.
O novo papel da residência oficial na preservação da fauna foi elogiado pelos representantes do Ibama, que ressaltaram a visibilidade do local e seu potencial para promover a sustentabilidade. ‘Aqui é uma casa de champa, tem uma visibilidade muito grande. Então a gente dá esse papel de sustentabilidade. O presidente Lula e Janja sempre pregam, então a gente tem essa área, tem a possibilidade. Por que não fazer?’, afirmou um dos técnicos.
Lula reforçou seu compromisso com o cuidado dos animais, prometendo oferecer condições adequadas para os novos habitantes da Granja do Torto. Além das áreas de banho e hidratação, o presidente mencionou a construção de abrigos para os jabutis: ‘Duas casinhas do Minha Casa, Minha Vida, que cada casinha cabe pelo menos uns dois ou três’.