O
Na
‘Ele está dizendo que vai fazer com que o EUA sejam grandes a partir de uma experiência expansionista mas não sinalizou como vai ser uma ordem internacional tendo como o centro os EUA. E esse é um problema para uma potência do tamanho que o país é', pontua Dehon.
Leia também:
Em discurso de posse, Donald Trump detalha primeiras medidas do mandato: ‘restauração completa’ Donald Trump promete devolver estrangeiros criminosos ‘aos locais de onde vieram’ em discurso de posse Em discurso de posse, Donald Trump diz que ‘era de ouro dos Estados Unidos começa hoje’
Impacto no Brasil
O cientista político também comentou qual seria o impacto da taxação de produtos - um dos pontos do governo Trump - no Brasil. Dehon afirma que a nova política pode impactar não só governo brasileiro mas também várias regiões do mundo.
‘Se Trump aumentar os preços nos Estados Unidos, nós podemos perder muitos empregos aqui [no Brasil]. Nós somos dependentes de exportações, precisamos exportar não apenas para os EUA mas para outras regiões do planeta. E aquilo que for feito nos EUA também pode interferir na Ásia, nosso principal mercado exportador’, afirma Dehon.
Para o professor é importante observar o que vai acontecer com a China e outros países próximos no continente asiático.
‘Mas é claro que o governo brasileiro vai ter que tomar medidas em caso de elevação de alíquotas para produtos brasileiros que entram no mercado norte-americano, como o café, suco de laranja, e soja’, pontua.