O procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior foi homenagem em uma reunião especial de plenário na noite desta segunda-feira (9) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A solenidade, solicitada pelo presidente do legislativo mineiro Tadeu Leite (MDB), celebrou a atuação do Ministério Público de Minas Gerais na defesa dos interesses da sociedade mineira e o período de Jarbas Soares Júnior na chefia da instituição, que se encerra nesta sexta-feira (13).
“Nesses meus últimos mandatos, fiz questão de abrir as portas da Procuradoria-Geral. Hoje, como legado, deixamos um Ministério Público aberto. Ganhou Minas Gerais, pois o diálogo transparente é um caminho sem volta. Deixo o cargo ainda cheio de sonhos. Vamos, juntos, sonhar um tempo melhor para o nosso Estado”, afirmou o homenageado em seu pronunciamento.
O deputado Tadeu Leite destacou o trabalho de Jarbas a frente do MPMG como “guardião da ordem social e da Justiça” e afirmou o desejo de “manter as portas abertas” para continuar o trabalho em conjunto da Assembleia Legislativa com o Ministério Público.
Após quatro anos à frente do MPMG, Jarbas Soares Júnior será substituído pelo promotor Paulo de Tarso Morais Filho por indicação do governador Romeu Zema (Novo). O mandado do procurador-geral de Justiça é de dois anos, com possibilidade de recondução.
Jarbas Soares Júnior ingressou no Ministério Público de Minas Gerais em 1990. Ele assumiu a chefia em 2020 e foi reconduzido em dezembro de 2022. Antes, ele ocupou o cargo nos biênios 2005-2006 e 2007-2008.