Ouvindo...

Após deslizamento de rejeitos em MG, deputado pede criação de Comissão Externa na Câmara

O requerimento de Newton Cardoso Júnior (MDB-MG) está relacionado à ocorrência em Conceição do Pará, no último sábado. 67 moradores tiveram que deixar o local

O deputado federal, Newton Cardoso Júnior, apresenta requerimento, nesta segunda-feira (9), no plenário da Câmara dos Deputados, solicitando a criação de uma Comissão Externa para acompanhar e monitorar as investigações sobre o deslizamento de rejeitos da Mina de Turmalina, da mineradora Jaguar, em Conceição do Pará, no centro-oeste mineiro.

O rompimento da pilha de rejeitos secos foi no sábado, por volta das 9h30, 67 moradores de 16 casas precisaram ser retirados do local. Devido à movimentação de terra, um imóvel da região chegou a ser atingido, além de parte de um posto de combustíveis.

No sábado à noite, a Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a imediata interdição e suspensão de todas as atividades da mina de Turmalina.

A decisão foi oficializada na noite de sábado (7) e divulgada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) na manhã deste domingo (8).

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais