Faltando poucas horas para a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o PL ainda não definiu quem será o representante do partido na chapa que tenta a reeleição. A reunião especial para escolher os representantes que vão comandar a ALMG no biênio 2025-2026 está marcada para às 10 horas da manhã.
Atualmente, o Partido Liberal tem o deputado Antônio Carlos Arantes como 1º Secretário da Mesa Diretora. No entanto, o nome de Arantes, parlamentear ligado ao agronegócio, não é uma unanimidade na legenda.
A Itatiaia apurou que algumas alas do PL defendem o nome do deputado Gustavo Santana para disputar o cargo de 1º Secretário. Reuniões e articulações estão ocorrendo ao longo de todo dia. Apesar disso, o martelo só será batido no final da noite desta terça-feira.
O impasse no PL é o único envolvendo a Mesa Diretora. Os demais nomes estão pacificados e estão mantidos na disputa pelos mesmos cargos.
No PT, ventilou-se a possibilidade de alternância, mas o cenário não se confirmou. Historicamente, no Partido dos Trabalhadores, há tradição de promover rodízio em cargos de liderança e destaque. Por conta disso, alguns parlamentares falaram sobre a possibilidade da deputada Leninha (PT) não disputar a reeleição no posto de 1ª Vice-Presidente da Assembleia. No entanto, isso não ocorreu. Considerada forte nas fileiras do PT, respeitada no bloco de oposição e com bom relacionamento com o presidente Tadeu Martins Leite (MDB), a deputada de Montes Claros foi mantida no cargo pra disputar a reeleição.
Composição da chapa única que tentará reeleição
A Mesa Diretora que tentará a reeleição terá como representantes: Presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB), 1ª vice-presidente, Leninha (PT); 2° vice-presidente, Duarte Bechir (PSD); e 3° vice-presidente, Betinho Pinto Coelho (PV).
Entre os secretários, Antônio Carlos Arantes ou Gustavo Santana, ambos do PL, como 1º secretário, Alencar da Silveira Jr (PDT) como 2º secretário e João Vítor Xavier (Cidadania) como 3º secretário.