Ouvindo...

Na véspera de votação, PL avalia trocar integrante da Mesa Diretora da ALMG

PL está em dúvida entre Antônio Carlos Arantes e Gustavo Santana para compor a Mesa Diretora da Assembleia

Faltando poucas horas para a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o PL ainda não definiu quem será o representante do partido na chapa que tenta a reeleição. A reunião especial para escolher os representantes que vão comandar a ALMG no biênio 2025-2026 está marcada para às 10 horas da manhã.

Atualmente, o Partido Liberal tem o deputado Antônio Carlos Arantes como 1º Secretário da Mesa Diretora. No entanto, o nome de Arantes, parlamentear ligado ao agronegócio, não é uma unanimidade na legenda.

A Itatiaia apurou que algumas alas do PL defendem o nome do deputado Gustavo Santana para disputar o cargo de 1º Secretário. Reuniões e articulações estão ocorrendo ao longo de todo dia. Apesar disso, o martelo só será batido no final da noite desta terça-feira.

O impasse no PL é o único envolvendo a Mesa Diretora. Os demais nomes estão pacificados e estão mantidos na disputa pelos mesmos cargos.

No PT, ventilou-se a possibilidade de alternância, mas o cenário não se confirmou. Historicamente, no Partido dos Trabalhadores, há tradição de promover rodízio em cargos de liderança e destaque. Por conta disso, alguns parlamentares falaram sobre a possibilidade da deputada Leninha (PT) não disputar a reeleição no posto de 1ª Vice-Presidente da Assembleia. No entanto, isso não ocorreu. Considerada forte nas fileiras do PT, respeitada no bloco de oposição e com bom relacionamento com o presidente Tadeu Martins Leite (MDB), a deputada de Montes Claros foi mantida no cargo pra disputar a reeleição.

Leia também

Composição da chapa única que tentará reeleição

A Mesa Diretora que tentará a reeleição terá como representantes: Presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB), 1ª vice-presidente, Leninha (PT); 2° vice-presidente, Duarte Bechir (PSD); e 3° vice-presidente, Betinho Pinto Coelho (PV).

Entre os secretários, Antônio Carlos Arantes ou Gustavo Santana, ambos do PL, como 1º secretário, Alencar da Silveira Jr (PDT) como 2º secretário e João Vítor Xavier (Cidadania) como 3º secretário.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Leia mais