A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) formalizou nesta terça-feira (3) apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na eleição para a Presidência da Câmara, que acontece em fevereiro de 2025. O anúncio foi feito durante almoço na sede da bancada ruralista em Brasília.
“Nós entendemos que o Brasil não pode discutir o seu futuro sem passar pelo agronegócio, sem passar pelas discussões que a Frente sempre pauta aqui semanalmente. E chegando à Presidência, nós vamos ter uma agenda positiva e propositiva para o país”, declarou Motta.
Durante o encontro, o presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), entregou uma lista com pautas prioritárias para o grupo, que conta com 290 deputados.
Dentre as matérias, está o projeto de lei que estabelece a reciprocidade econômica pelos parceiros comerciais do Brasil. O texto impede o governo de firmar acordos internacionais com países que não tenham normas ambientais equivalentes às brasileiras.
A proposta ganhou força entre os parlamentares ligados ao agronegócio após a decisão da rede de supermercados francesa Carrefour de não comprar carne vinda de países do Mercosul.
Também foram elencadas como prioridade para a bancada ruralista a aprovação do projeto que define diretrizes e ações para conservação e uso sustentável dos biomas, a proposta que cria o Estatuto do Pantanal e o pacote anti-invasão de terras.