O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que está otimista em relação à aprovação do Projeto de Lei do Mercado de Carbono, que está na pauta do Senado nesta quarta-feira (13). A declaração foi dada durante entrevista coletiva, hoje, no estande do Consórcio Amazônia Legal, na COP 29, em Baku, no Azerbaijão.
A votação seria dia 5, foi adiada para a última terça (12) e ficou para esta quarta. O principal ponto da proposta é a criação de um mecanismo que permite as empresas compensem as emissões de gases poluentes comprando crédito de carbono vinculados a iniciativas de presenvação ambiente.
Segundo o vice-presidente, a iniciativa brasileira é um avanço. “Muito boa a expectativa. E destacar a importância dessa legislação de termos mercado regulado de carbono. Isso que vai tornar a floresta viva a árvore em pé muito valorizada é uma maneira de monetizar, né. De você estabelecer um benefício justo para quem preserva e não quem destrói”, explicou
Alckmin tem esperança de que o projeto seja aprovado ainda hoje. “O Brasil tá dando um exemplo de uma ter uma legislação avançada através do mercado regulado de carbono. Estamos otimistas sim que a gente possa votar ainda hoje”, completou.