Ouvindo...

Após eleição de Trump, Barroso diz que o STF resistirá “a qualquer ímpeto autoritário”

Para o presidente da Corte, o retorno do republicano à Casa Branca não deve interferir nas relações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta quarta-feira (13) que a Corte resistirá a uma “nova onda autoritária”.

“E a minha última preocupação é uma nova ordem internacional, em que há risco para o multilateralismo, em que há risco de vir uma nova onda autoritária e nós precisamos resistir e o Supremo Tribunal Federal está lá para resistir qualquer ímpeto autoritário que venha importado de qualquer lugar do mundo”, afirmou o ministro durante evento do grupo Lide, em Brasília.

A declaração vem dias após a eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos.

Leia também

Para Barroso, o retorno do republicano à Casa Branca também não deve causar mudanças nas relações diplomáticas entre Brasília e Washington.

O ministro afirmou ainda que a ameaça antidemocrática no Brasil está “felizmente superada” e “existe plena normalidade institucional, com as divergências naturais de uma vida democrática”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Leia mais