O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), foi mais um dos 100 parlamentares que já assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a jornada de trabalho 6x1 - seis dias de trabalho e um de folga - para 4x3 - 4 dias de trabalho e três de folga.
A proposta, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) ainda está em seus primeiros passos, mas tem repercutido nas redes sociais,
Antes de ser discutida oficialmente no Congresso, a PEC precisa reunir 171 assinaturas. Depois ela é entregue ao presidente da Câmara, que pode despachar a tramitação dessa PEC nas comissões temáticas.
Na rede social X, Guimarães justificou o apoio à pauta. “Essa medida representa o sonho dos trabalhadores de conquistar mais tempo para a família, o lazer, o desenvolvimento pessoal e cultural, além de gerar mais empregos. A PEC é um passo importante para melhorar a qualidade de vida de todos e merece uma mobilização nacional de apoio”, publicou.
Apesar do apoio do líder na Câmara, o governo ainda não se debruçou sobre o tema e aguarda os desdobramentos do assunto sem interferir em sua tramitação.
A proposta do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ), recebeu o apoio da deputada para pressionar os parlamentares. Até a manhã desta segunda-feira (11), o movimento havia conseguido a adesão de 1,3 milhão de assinaturas da petição on-line em defesa da proposta.