O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi liberado pela equipe médica para viajar de avião ao Rio de Janeiro para os eventos do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana.
O Brasil ocupa a presidência rotativa do bloco e, por isso, irá sediar a reunião de cúpula de chefes de Estado nos dias 18 e 19 de novembro, no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAM).
Na ocasião, Lula passará a presidência do bloco para a Índia.
Lula deve embarcar no sábado (16), para uma série de compromissos no Rio de Janeiro, que antecedem a cúpula de chefes de Estado do G20.
A autorização para viajar de avião foi dada pelos médicos neste domingo (10), após a realização de novos exames de imagem, no Hospital Sírio Libanês.
Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Lula deve participar da reunião de encerramento do G20 Social, marcada para o sábado (16).
Depois, o presidente irá prestigiar o Festival de Cultura Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que foi organizado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva.
No domingo (17), Lula participará da abertura do Urban20, no Rio de Janeiro. Já nos dias 18 e 19 Lula cumprirá uma série de agendas na cúpula de chefes de Estado do G20.