Ouvindo...

Em declaração conjunta, parlamentares do G20 cobram reforma da governança global

Apenas a Argentina se desvinculou do documento

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), encerrou nesta sexta-feira (8) a 10ª Cúpula dos Presidentes de Parlamentos do G20 (P20), realizada em Brasília nesta semana. Participaram do encontro 362 representantes de 17 integrantes do grupo, além de oito países convidados e cinco organismos internacionais.

Em razão do falecimento do pai, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não participou da sessão de encerramento.

Após o fim do evento, os parlamentares do G20 divulgaram uma declaração conjunta em que cobraram um uma reforma da governança global, incluindo no sistema financeiro internacional.

“A nova ordem financeira global deve fortalecer a resiliência e a transparência das instituições financeiras em nível nacional, regional e global, tornando-as mais sensíveis às necessidades reais das populações”, diz o documento.

Leia também

Além disso, os representantes do grupo também disseram aguardar “ansiosamente” pelo lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que ocorrerá na Cúpula dos Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Apenas a Argentina se desvinculou da declaração.

Ao longo de três dias, representantes internacionais e brasileiros debateram o combate à fome, o desenvolvimento sustentável, a transição ecológica e a reforma da governança global.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Leia mais