Após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, o deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) discursou em inglês na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) na quarta-feira (6).
Durante a sessão no Plenário, o deputado parabenizou o republicano e disse que o resultado foi uma “vitória para a democracia” e para todos os brasileiros conservadores que acreditam “na liberdade de expressão”.
Veja vídeo:
Depois do discurso, Moyses disse que os institutos de pesquisas eleitorais são “máfia internacional”, já que, segundo ele, a vice-presidente Kamala Harris era a favorita na disputa americana. “Não é mais uma situação de eleição em Colinas, em Paraibano, em Viana, não é mais coisa de eleição no interior do Maranhão. O sistema de fraude de pesquisa é internacional. Todo consolidado de pesquisa, deputado Florêncio Neto, dos Estados Unidos apontava a vitória da candidata democrata que pegou ‘mataca’. Vai perder por mais de 90 delegados e cinco milhões de voto de diferença”, disse o deputado.
Para se eleger nos EUA, o candidato precisa conquistar, pelo menos, 270 dos 538 delegados. Neste pleito, Kamala conseguiu 223, enquanto Trump ganhou 294. A diferença entre os dois, portanto, foi de 74 delegados.