Lira escolhe Elmar para relatar projeto com acordo sobre as emendas

Líder do União Brasil é pressionado a desistir da candidatura à Presidência da Câmara e apoiar Hugo Motta

O presidente da Câmara, Arthur Lira (esq.), e o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (dir.)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), escolheu o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), como relator do projeto de lei que cria novas regras para a execução das emendas parlamentares. O texto será votado nesta segunda-feira (4) no plenário da Casa.

A definição por Elmar acontece em meio às negociações para que ele desista de concorrer à Presidência da Câmara em prol da candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), apoiado pelo deputado alagoano.

Na última quinta (31), o parlamentar baiano chegou a afirmar a jornalistas que perdeu aquele que considerava seu “melhor amigo”, Lira, no processo de sucessão na Casa. Ele também relatou que conversaria com Motta sobre uma eventual desistência da disputa.

Leia também

O projeto que será relatado por Elmar é o resultado de um acordo entre o governo e o Congresso para atender a determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), de que os repasses tenham mais transparência e rastreabilidade.

A proposta é de autoria do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), vice-líder do governo na Câmara.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...