Ouvindo...

Pedido de soltura de Robinho volta à pauta e STF remarca julgamento para novembro

Ministro Gilmar Mendes, que havia pedido mais tempo para analisar o caso, liberou ação para análise do plenário

O ministro Gilmar Mendes liberou para julgamento do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (29), os dois pedidos de soltura do ex-jogador Robson de Souza, o Robinho. O ex-atleta está preso desde março deste ano cumprindo condenação imposta pela Justiça da Itália por um caso de estupro.

Em 13 de setembro, minutos depois do início do julgamento, Gilmar pediu mais tempo para análise do caso. Com a liberação, uma nova data para julgamento foi marcada. Os dois pedidos de liberdade serão analisados pelo plenário virtual do Supremo entre 15 e 26 de novembro.

Desde o dia 22 de março, o ex-atleta cumpre pena no Presídio de Tremembé 2, em São Paulo. O estupro aconteceu em uma boate de Milão, em 2013. À época, Robinho atuava pelo Milan. A vítima, uma mulher de origem albanesa, tinha 23 anos.

Leia também

Nas ações no STF, a defesa de Robinho questiona a legalidade da prisão e contesta o cumprimento da pena de nove anos em território brasileiro. A medida foi determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que atendeu um pedido da Justiça Italiana. Na época, os ministros da Corte não avaliaram a inocência ou culpa de Robinho, apenas autorizaram o cumprimento da pena.

O ministro Luiz Fux, que é o relator dos habeas corpus no STF, foi o único a apresentar voto antes da suspensão. Ele negou a tentativa da defesa de livrar o jogador da prisão e afirmou que a decisão do STJ de atender o pedido da Justiça Italiana é previsto em lei.

Advogado famoso
Conforme a Itatiaia revelou em primeira mão, em 1º de abril deste ano, um dos advogados que compõem a defesa de Robinho é Pedro Junior Rosalino. Em um primeiro momento, o último citado pode passar despercebido, mas ele é personagem de uma das histórias mais marcantes de Brasília. Pedro é “Pedrinho”, um bebê que foi sequestrado logo após o parto, em 1986. Essa história inspirou, inclusive, uma novela. Clique aqui para ler os detalhes do caso.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais