O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez duras críticas ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, acusando-o de propagar ‘fake news’ sobre uma suposta negociação entre o Governo Federal e a Enel para prorrogação da concessão de energia na cidade.
Silveira afirmou: ‘O prefeito de São Paulo aprendeu rápido com o seu concorrente Marçal, que era o campeão das fake news e da falsificação de documentos públicos’. O ministro esclareceu que o contrato da Enel só vence em 2028, e a empresa tem até 2026 para se manifestar sobre a renovação.
Problemas no fornecimento de energia em São Paulo
O ministro também abordou os recentes problemas no fornecimento de energia na capital paulista. Segundo Silveira, mais de 50% dos eventos foram causados por quedas de árvores sobre o sistema de média e baixa tensão. Ele destacou a necessidade de discussões com o governo federal para buscar soluções legislativas que permitam às distribuidoras cuidar da vegetação urbana.
Criticando a gestão da Enel, Silveira declarou: ‘Eu disse que a Enel foi, no mínimo, burra. Ela acha que ampliar e modernizar para diminuir gente sem se preocupar com a questão humanística ia resolver o problema’.
Críticas ao governo anterior
Aproveitando a oportunidade, o ministro também criticou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro: ‘Nós tivemos um vácuo de poder no Brasil. Quatro anos, o Brasil foi o Brasil das narrativas’. Silveira ressaltou que o país agora voltou a ter políticas públicas e um governo atuante.
Por fim, o ministro destacou a importância da transparência e do diálogo com a imprensa, contrastando com a gestão anterior. Ele também mencionou a ausência do diretor-geral do órgão regulador em uma convocação ministerial, classificando o ato como ‘covardia’.