A Justiça de São Paulo rejeitou, na segunda-feira (7), um pedido de indenização de R$ 1 milhão feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a revista IstoÉ, os jornalistas Sérgio Pardellas e Germano Oliveira, e uma pessoa chamada Davincci Lourenço de Almeida. Com a decisão, Lula terá que pagar R$ 150 mil em honorários aos advogados dos réus. O presidente pode recorrer da decisão.
A ação foi iniciada em 2017, após a revista publicar uma reportagem de capa intitulada “Levei mala de dinheiro para Lula”. Nela, Davincci, descrito como “testemunha bomba”, afirmava ter levado uma mala de dinheiro em 2012 para uma terceira pessoa, que a entregaria a Lula como pagamento por um contrato de uma empreiteira.
Lula alegou que as declarações eram “mentirosas e inventadas por um farsante em busca de fama”.
Ao rejeitar o pedido de indenização, os desembargadores do Tribunal de Justiça consideraram que a reportagem teve caráter informativo, com identificação da fonte e sem considerações adicionais.
A Itatiaia entrou em contato com a assessoria de comunicação da Presidência da República, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.