Ouvindo...

Mais de 48h depois, Marçal ainda não foi notificado de depoimento a Moraes

Na sexta (5), o ministro do STF deu 24h para que o ex-candidato à prefeitura de São Paulo se manifestasse sobre o uso do X durante o bloqueio da rede social no país

Após mais de 48h, o ex-candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) ainda não foi notificado da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que ele preste depoimento sobre uma publicação no X (antigo Twitter), que está bloqueada no Brasil desde agosto.

Na sexta-feira (5), o magistrado havia dado um prazo de 24 horas para o ex-coach se manifestar, mas esse prazo só começa a contar a partir do momento em que Marçal for notificado da determinação.

Desde a suspsensão da rede social, a Polícia Federal (PF) tem monitorado o uso ilegal da plataforma no Brasil. Isso porque Moraes impôs multa de R$ 50 mil a quem utilizar o aplicativo por “subterfúgios tecnológicos”, como os VPNs, que alteram a localização geográfica dos dispositivos.

Leia também

Segundo a decisão, há indícios de abuso de poder econômico e de uso indevido dos meios de comunicação, “sendo grave a afronta à legitimidade e normalidade do pleito eleitoral, podendo acarretar a cassação do registro ou do diploma e inelegibilidade”.

“A conduta de PABLO HENRIQUE COSTA MARÇAL, em tese, caracteriza abuso do poder econômico e no uso indevido dos meios de comunicação, sendo grave a afronta à legitimidade e normalidade do pleito eleitoral, podendo acarretar a cassação do registro ou do diploma e inelegibilidade”, escreveu Moraes.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique e acompanhe a apuração dos votos para prefeito e para vereador com a Itatiaia

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais