Veja tudo que você precisa saber sobre a eleição para vereador

No domingo (6), além de votar em prefeitos, os brasileiros também irão escolher quem irá ocupar os cargos de vereadores

-

Neste domingo (6) mais de 155 milhões de brasileiros poderão ir às urnas exercer o direito ao voto e decidir quem serão os próximos prefeitos e vereadores do Brasil. Apesar dos dois cargos serem extremamente importantes para o funcionamento da democracia brasileira, muitas vezes, os eleitores desconhecem sobre alguns pontos cruciais sobre o funcionamento da eleição para vereador no Brasil. Veja abaixo tudo que você precisa saber:

Leia mais:

Pode votar em quantos vereadores?

Os eleitores só podem votar em um vereador.

Leia também

Quantos votos precisa para ser vereador?

Depende, para eleição de vereadores são considerados o quociente eleitoral e o quociente partidário - que definem quantas cadeiras o partido de um candidato terá na câmera e quantos votos mínimos o partido deve ter para eleger os candidatos.

Quociente eleitoral

O quociente eleitoral é o resultado da divisão de votos válidos pelo número de vagas disponíveis para o cargo. Se, por exemplo, um município de 20 mil habitantes tem 10 vagas para a câmara municipal e teve 10 mil votos válidos, não brancos ou nulos, o quociente eleitoral será de 1000.

Quociente partidário

O quociente partidário é o número de votos válidos que o partido político teve dividido pelo quociente eleitoral.

Por exemplo, se um partido recebeu 5 mil votos válidos e o quociente eleitoral for 1000, esse partido terá direito a 5 cadeiras na câmara. Feita essa conta, os candidatos mais votados de cada legenda conseguem se eleger, desde que tenham atingido quantidade de votos igual ou superior a 10% do quociente eleitoral.

Quantos são os vereadores?

O total está previsto na Constituição Federal, no artigo 29, e varia de acordo com a quantidade de habitantes da cidade, medida pelo IBGE. Por isso, a quantidade de vereadores de uma cidade pode crescer ou diminuir de acordo com as revisões na população.

Saiba quantos são os vereadores de BH, Região Metropolitana de BH e São Paulo

  1. Em Belo Horizonte, são 41 vereadores.
  2. Em São Paulo, são 55 vereadores
  3. Em Ribeirão das Neves, são 14 vereadores.
  4. Em Vespasiano, são 17 vereadores .
  5. Em Santa Luzia, são 17 vereadores .
  6. Em Contagem, são 21 vereadores.
  7. Em Betim, são 23 vereadores.
  8. Em Sabará, são 15 vereadores.
  9. Em Esmeraldas, são 11 vereadores.
  10. Em Nova Lima, são 10 vereadores.
  11. Em Ibirité, são 13 vereadores.

O que é o voto de legenda?

O voto de legenda é quando o eleitor ao votar para os cargos de vereador, deputado estadual e federal, ao invés de digitar o número de um candidato, digita apenas os dois números do partido. Dessa forma, ele não opta por um candidato específico, mas, sim, pelo partido que ele quer que conquiste mais vagas no legislativo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento

Ouvindo...