Ouvindo...

Anatel diz que X atuou de forma ‘deliberada’ para descumprir decisão do STF

Agência responsável por cumprir o bloqueio da rede social no país foi intimada por Alexandre de Moraes para que o acesso seja novamente restrito

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) considerou nesta quinta-feira (19) que a volta do X, antigo Twitter, no Brasil ocorreu de forma ‘deliberada’, ou seja, com a intenção de desobedecer a ordem judicial determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao longo da quarta-feira, usuários da rede social relataram ter conseguido acesso à plataforma, mesmo sob o efeito da decisão judicial.

Leia também

Posteriormente, a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) revelou que uma atualização feita pela rede social passou a usar IPs vinculados a um serviço chamado CloudFlare, que mudam constantemente e são usados também por bancos, órgãos de governo e grandes plataformas.

A medida foi uma forma de ‘driblar’ o bloqueio, o que motivou, inclusive, a reação do Ministro Alexandre de Moraes, do STF, ao determinar o pagamento de uma multa de R$ 5 milhões diária à plataforma em caso de descumprimento da decisão.

Segundo a Anatel, “a conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF”, afirmou em nota. “Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis”, finalizou o texto.

No perfil do ‘X’, o CEO da rede social, Elon Musk - que têm feito constantes provocações a Moraes - ironizou a situação adaptando uma frase do escritor britânico Arthur C. Clarke. “Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”, escreveu o bilionário.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais