O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), celebrou a escolha da deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) como nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania. Conforme adiantado pela Itatiaia e confirmada na sequência pelo presidente Lula (PT), Macaé vai substituir Silvio Almeida no comando da pasta.
“Parabenizo o presidente Lula pela indicação da deputada mineira Macaé Evaristo para ocupar o cargo de ministra do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Macaé Evaristo possui uma trajetória marcada pelo trabalho exemplar desenvolvido na área da educação e na defesa dos direitos humanos”, diz Pacheco, em nota.
Macaé esteve com o presidente Lula em reunião em Brasília no início desta tarde. Na ocasião, a escolha foi acertada. O presidente confirmou a informação da Itatiaia logo depois ao publicar foto com a ministra nas redes sociais.
O nome de Macaé vinha sendo apontado como cotado, já que Lula queria uma mulher negra para o cargo. A decisão também agrada à ala mineira do PT, que mesmo tendo a segunda maior bancada do partido na Câmara, com dez deputados, ainda não tinha nenhum representante na Esplanada.
Com a mineira, o PT comandará 13 ministérios. Macaé também será a décima mulher no alto escalão do governo.