Ouvindo...

Duda propõe isenção fiscal a comércios ‘históricos’ e refinanciamento para lojistas em dívida com o município

Em agenda com o setor de comércio e serviços, candidata do PDT à prefeitura falou de propostas econômicas e para a segurança pública

A candidata à prefeita de Belo Horizonte, Duda Salabert, e o candidato a vice, Francisco Foureaux, ambos do PDT, estiveram hoje (9) na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-BH) em reunião com empresários do comércio e de serviços.

Durante o encontro, Duda e Foureaux se apresentaram, apresentaram as propostas gerais da chapa e receberam, das mãos do presidente Marcelo de Sousa e Silva, o caderno de propostas elaborado pela CDL-BH.

No documento, há 44 propostas, as principais reivindicações do setor, divididas em oito temas essenciais: Zeladoria Urbana, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Assuntos Tributários, Liberdade Econômica, Desenvolvimento Econômico, Assuntos Institucionais e Código de Posturas.

“30% dos nossos comerciantes têm alguma dívida municipal. Vamos refinanciar, fazer um programa de recuperação fiscal para que os comerciantes tenham maior poder de investir no seu comércio, contratar mais pessoas, e com isso turbinar a economia de Belo Horizonte”, disse Duda.

Cerca de 30 empreendedores acompanharam o encontro e fizeram perguntas à candidata e ao vice Foureaux. Alguns deles abordaram o tema da segurança como principal área relacionada ao comércio e carente de políticas públicas.

De acordo com a pedetista, a solução está no trabalho integrado.

“Vamos fazer um trabalho integrado com a Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar, para dar segurança aos comerciantes. Quem gera renda e sustenta a cidade não pode sofrer as consequências da falta de uma política de segurança”, afirmou.

Leia também

Ela aproveitou a ocasião para apresentar a proposta de Bares e Comércios com História, que pretende isentar de impostos os comércios históricos e familiares da capital.

“Quando esses comércios fecham, é um traço da história de Belo Horizonte que é ferido, então queremos dar vida longa pra esses estabelecimentos”.

Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, o objetivo é buscar compromisso das candidaturas com as pautas importantes para os empreendedores da capital.

“O Caderno de Propostas para Belo Horizonte traz boas medidas para a melhoria do ambiente de negócios. Esperamos que os candidatos e futuros gestores públicos acolham as propostas apresentadas, trabalhando em conjunto para implementar políticas que atendam às necessidades do setor, pois beneficiarão não apenas os negócios, mas toda a cidade”, declarou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jessica de Almeida é repórter multimídia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.
Leia mais