O ‘Boletim Focus’ divulgado nesta segunda-feira (09) pelo Banco Central (BC) revela uma expectativa de agentes do mercado financeiro para que a taxa básica de juros, a Selic, possa voltar a subir na próxima semana. Atualmente, a taxa está em 10,50%, podendo ir a 10,75% na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.
A estimativa do mercado é que a Selic possa sofrer altas seguidas nos próximos meses, podendo atingir o patamar de 11,25% ao final do ano. Além da próxima reunião para definir os juros, marcada para a próxima semana, o Copom ainda tem mais dois encontros previstos, em novembro e dezembro, para definir o futuro da Selic.
A projeção do mercado é baseada em informações do próprio Banco Central, que após a última reunião apontou uma preocupação com a alta do dólar e com o impacto na inflação.
O boletim é produzido por pesquisa conduzida pelo BC com mais de 100 instituições financeiras na última semana. Nessa mesma pesquisa, os analistas ouvidos pelo BC também apontaram uma expectativa de aumento na inflação pelo oitavo mês consecutivo, passando de 4,26% para 4,30% para o ano, dentro da meta projetada pelo Banco Central.