O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanha o desfile cívico de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, ao lado dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi convidado, mas declinou o convite.
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, não acompanha o presidente Lula no evento. Ela está no Catar, onde participará, na segunda-feira (9), da 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também não participa do evento. A ministra, que estava entre as supostas vítimas de assédio sexual do ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, publicou uma nota pedindo privacidade e respeito pelo momento.
Ao menos 30 ministros do governo do presidente Lula acompanham a cerimônia, incluindo o da Casa Civil, Rui Costa, e do da Defesa, José Múcio.
Os ministros do STF Alexandre de Moraes, Dias Tóffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin também acompanham a cerimônia.
Os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também acompanham o evento.
O desfile começou pouco depois das 9h da manhã, com a execução do hino nacional. Ao menos 30 atletas militares desfilaram no evento, incluindo Caio Bonfim, que foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, na marcha atlética.
A previsão é a de que a esquadrilha da fumaça, da Força Aérea Brasileira, faça a última apresentação, às 10h30.
Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o desfile cívico será o único compromisso público da agenda do presidente Lula.