Os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT) participaram hoje (7) do tradicional Grito dos Excluídos, ato que neste ano realiza sua 30ª edição.
A manifestação ocorre anualmente no dia 7 de setembro e chama atenção para as situações de exclusão na realidade do Brasil.
Durante a concentração, os candidatos estiveram com correligionários e falaram com eleitores.
Para a Itatiaia, Duda disse que o ato na data da independência do Brasil é importante para descortinar e retratar as desigualdades.
“É um grito de problemas históricos na sociedade, de vozes que são historicamente marginalizadas e excluídas, e é um espaço também de união dos movimentos sociais, na defesa da democracia, da soberania nacional e de um outro modelo econômico”, disse.
O Grito dos Excluídos reuniu movimentos pelo meio ambiente, por moradia, coletivos de mulheres e principalmente grupos que atuam com a população em situação de rua.
De acordo com a pedetista, a manifestação tem essa característica de unir todas as vozes marginalizadas. “[A manifestação] é espaço de unificação da classe trabalhadora para mostrar que nós queremos e defendemos o outro modelo econômico para a sociedade”, afirmou.
‘Comemoramos a democracia’
O petista Rogério Correia compareceu ao Grito dos Excluídos como maneira de, segundo ele, celebrar a democracia e de ouvir reinvindicações.
“No caso deste ano, falamos das reivindicações de Belo Horizonte. Nós estamos juntos com aqueles que querem moradia, com a população que mora na rua”, destacou.
Correia também deu destaque à gestão do transporte. “Também estamos com aqueles que pegam ônibus madrugadas a fora para poder trabalhar de manhã, em ônibus de péssima qualidade”.