A candidata do PDT à prefeitura de Belo Horizonte, Duda Salabert, esteve hoje (6) na sede do Movimento de Luta Pró-Creches (MLPC), uma organização social que congrega 244 creches e centros infantis comunitários de tempo integral.
No encontro, Duda ouviu as demandas de professores e demais trabalhadores da educação infantil.
As reivindicações vão desde a necessidade da criação de mais vagas, e um diálogo qualificado com a gestão municipal, até a criação de um programa de saúde mental para as crianças, familiares e profissionais das creches.
Ao final, a candidata assinou uma carta com dez compromissos a serem cumpridos caso seja eleita.
“Nós assumimos um décimo primeiro compromisso, para além dos dez trazidos pela comunidade: se eleita, vamos construir a política de creches em parceria com as professoras e trabalhadores que estão diariamente nelas”, disse.
Além de questões educacionais, Duda anunciou que fará algo inédito: apresentar três planos de governo. O primeiro será com as propostas para a cidade, que já foi apresentado, mas a versão final passa por mudanças.
O segundo, será um plano de governo feito com as crianças. “Será um plano delas para a cidade que elas querem viver, e vamos assumir isso como compromisso”, completou Duda.
“O terceiro será para vislumbrar a Belo Horizonte que queremos daqui a 100 anos. Ou seja, serão três planos de governo, mostrando que proposta e projeto nós temos”.
A candidata aproveitou a ocasião para destacar suas diferenças com relação às outras candidaturas, citando, por exemplo, as propostas que tem para o debate ambiental e climático.
“Sou a única candidata de BH que trouxe para o seu plano de governo um debate sobre a qualidade do ar. Se formos num posto de saúde ou UPA agora, a quantidade de crianças e idosos e adultos sofrendo com crises respiratórias trazidas pela péssima qualidade do ar, é absurda. E não tem um candidato nessa cidade que tenha compromisso com a qualidade do ar num contexto de crise climática”, afirmou.