Após uma matéria da Itatiaia revelar a insegurança de pré-candidatos à Câmara Municipal de Contagem pelo PSDB, que queriam apoiar o candidato à Prefeitura Junio Amaral (PL), a direção municipal do partido, que formalmente apoia a reeleição de Marília Campos (PT), assinou uma resolução que libera a escolha para a eleição majoritária.
“Após a matéria ele resolveu assinar a Resolução e garantir o acordo para liberar e não perseguir os candidatos dissidentes”, revelou uma fonte, que não quis se identificar. O grupo, com pelo menos sete dos 26 nomes lançados pelo PSDB, havia feito um acordo prévio com a direção municipal do partido e pedia que a liberdade fosse garantida com a assinatura da resolução. A ideia era ter este documento assinado na convenção da legenda com o Cidadania, o que não aconteceu.
Estes sete candidatos ameaçaram, inclusive, retirar seus nomes da disputa, o que prejudicaria o PSDB a atingir o quociente eleitoral para as eleições deste ano. “Mesmo com apenas quatro de um total de vinte e seis pré-candidatos declarando apoio a Marília, a direção decidiu por caminhar no projeto de reeleição”, chegou a citar um dos candidatos.
A ideia deste grupo é apoiar o deputado federal Junio Amaral (PL). As discussões chegaram a gerar um clima ruim entre a direção e os candidatos. No entanto, após a assinatura, “tudo voltou a normalidade”, afirma um dos nomes.
O que diz a direção
Procurado pela reportagem, o presidente municipal do PSDB de Contagem, Marius Carvalho, negou que o assunto tenha gerado polêmica no partido. “A resolução já havia sido assinada e entregue aos devidos interessados”, disse.
A direção tucana formalizou o apoio à reeleição de Marília no último dia 1º de agosto, com a ata registrada na Justiça Eleitoral. O PSDB estadual não tem nenhuma proibição de apoio a candidatos do PT nas eleições municipais.