A deputada federal Duda Salabert (PDT) oficializou em convenção partidária municipal do partido sua candidatura a Prefeitura de Belo Horizonte. No evento, na região da Pampulha, o partido também homologou o nome do professor de história Francisco Forreaux (PDT) como vice na chapa do partido.
O evento contou com a presença de lideranças do partido, como o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), presidente nacional da legenda, além do deputado federal Mário Heringer (PDT), o deputado estadual Alencar da Silveira Jr (PDT), e o presidente municipal do PDT, vereador Bruno Miranda.
Em entrevista coletiva, a pré candidata Duda Salabert justificou a escolha de Forreaux como vice, e destacou que o foco de sua eventual gestão seria a educação pública.
"É uma chapa que mostra que educação é prioridade! Formada por dois professores, eu que estou na cabeça de chapa, e o professor Francisco Forreaux, que disputa como vice-prefeito. Nós nós comprometemos com a cidade que no primeiro dia, caso seja eleita, protocolarmos um projeto de lei para pagarmos o maior salário para professores da rede da capital. Este é o debate principal pois não se transforma a sociedade sem educação.”
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse que a candidatura de Duda é uma forma de manter caráter vanguardista do partido.
“Nós somos o partido que é o primeiro do partido a eleger um índio a deputado federal. Nós demos a oportunidade ao primeiro senador negro! Quando a gente tá aqui, é por você, mas é também pelo o que você representa. Nós queremos ser vanguarda, mas não basta palavra e discurso, tem que ter postura e concretude pra ser vanguarda.”
Já o professor Francisco Forreaux, indicado como vice na chapa, chamou junção de partidos e antigos nomes políticos em outras chapas na disputa pela prefeitura na capital de “politicagem”.
“Nós vamos falar de fazer politicagem que nem este tanto de milionário que nem fizeram ontem. Nós vamos falar de segurança, mobilidade urbana, e sobretudo educação.”
Em Belo Horizonte, o partido conta com 42 candidatos nestes ano a Câmara de Vereadores