O Partido Progressistas (PP) confirmou hoje (4) aliança com o PL e apoio à candidatura de Bruno Engler (PL) na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. A decisão foi anunciada na convenção da legenda.
Na ocasião, também foram lançados 42 nomes de candidatos do partido para a Câmara de BH.
A expectativa era de que o PP indicasse o nome do vice-prefeito que iria compor chapa com Bruno Engler. Mas na última sexta-feira (2), o PL anunciou uma chapa puro sangue para a disputa municipal, levando como vice a ex-comandante da Polícia Militar, coronel Cláudia Romualdo, que também é filiada ao PL.
Candidato à vontade
O deputado estadual Zé Guilherme (PP), uma das principais lideranças do PP em Minas, afirma que a decisão de não indicar um vice para Bruno Engler foi em acordo e que a escolha de Coronel Cláudia também tem o apoio dos Progressistas.
“Nos reunimos, a Executiva, e decidimos que o melhor seria deixar o deputado Bruno Engler ficar à vontade para esta escolha. O partido, de forma democrática, aceitou, foi em comum acordo. Sem nenhum problema. Faz parte da democracia ouvir, entender, e vamos caminhar juntos”, disse.
Bruno Engler participou da convenção e agradeceu à aliança com os Progressistas.
“Primeiro, nos coloca com o maior tempo de rádio e televisão. Segundo, nos dá uma chapa de vereadores comprometida com o desenvolvimento de Belo Horizonte. (...) As mudanças que BH precisa passam pela Câmara, e precisamos de bons vereadores”.
Atuação municipal do PP
O PP é o principal partido do grupo conhecido na política mineira como “Família Aro”, que está sob liderança do Chefe da Casa Civil do governo Romeu Zema, Marcelo Aro. Apesar de filiado ao partido, ele não participou da convenção.
O grupo de Aro garantiu governabilidade ao prefeito Fuad Noman (PSD), candidato à reeleição, durante os embates da administração municipal com o presidente da Câmara, Gabriel Azevedo (MDB), que também está na disputa pela prefeitura da capital.
O PP e a “Família Aro” se afastaram do governo municipal com o início do processo eleitoral. Ainda assim, mantiveram uma boa relação com o prefeito nas pautas do Legislativo.
Apesar da aliança oficial do PP com Bruno Engler, que terá o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, partidos da Família Aro estão aliados com outras legendas. Destaque para a candidatura a prefeito do senador Carlos Viana, do Podemos, partido liderado pela deputada federal Nely Aquino, uma das principais articuladoras políticas do grupo de Marcelo Aro.