Ouvindo...

Times

Aprovação de Lula vai a 54%; desaprovação reduz entre evangélicos, diz pesquisa

Mesmo com esforço do governo, Lula segue mais reprovado do que aprovado entre evangélicos: 52% a 42%, mas a diferença entre esses dois índices foi a menor desde outubro de 2023

O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 54% dos eleitores e reprovado por 43%, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10).

Outros 4% não sabem ou não responderam. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi feita com 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios entre os dias 5 e 8 de julho. O intervalo de confiança é de 95%.

Relação com evangélicos

No eleitorado evangélico, Lula segue mais reprovado que aprovado: 52% a 42%. No entanto, a diferença entre esses dois índices ficou em 10 pontos, a menor desde outubro de 2023. Há um esforço do governo para aproximar o presidente petista desse eleitorado que, predominantemente, apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia também

Popularidade do governo

A avaliação positiva sobre o governo Lula voltou a crescer. Entre os entrevistados , 36% fizeram uma avaliação positiva do governo petista. Já os que avaliam como regular ou negativo tiveram queda, e empataram em 30%. Não sabem ou não quiseram responder somaram 4%.

Piora na economia

A pesquisa também indica um cenário de piora na economia brasileira. Apesar de ainda manter uma visão otimista com relação ao futuro do cenário econômico, muitos entrevistados relataram que já percebem a alta de preços e como o poder de compra foi afetado no último ano. Ainda no cenário econômico, 66% dos entrevistados fazem coro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e concordam com as críticas à taxa de juros no Brasil, mantida pelo Banco Central.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
Leia mais