Ouvindo...

Times

Pesquisa mostra aumento da preocupação com a violência e questões sociais

Em contrapartida, percepção da economia como o principal problema do país caiu entre as pessoas entrevistadas pela Genial/Quaest

Na visão dos brasileiros entrevistados para a pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (10), a economia continua sendo o principal problema do Brasil. No entanto, o total de pessoas que consideram as questões econômicas como tema central no debate caiu, abrindo margem para outras preocupações, como a segurança, a saúde e questões sociais.

Leia mais: Avaliação positiva do governo Lula volta a crescer e chega a 36%, aponta pesquisa

A pesquisa mostra que a economia ainda lidera o ranking de preocupações, segundo 21% dos entrevistados. Em relação a abril de 2023, o índice caiu 10%, e agora aparece empatado tecnicamente com a violência e as questões sociais, que aparecem em seguida com 19% e 18%, respectivamente.

Com relação a última pesquisa, realizada em maio, tanto a violência quanto às questões sociais estavam atrás da saúde na preocupação dos brasileiros. Mas o temor dos entrevistados com relação ao tema caiu de lá para cá, chegando a 15% no índice entre os entrevistados.

Outros temas que aparecem no ranking são a corrupção (12%) e a educação (8%). O índice que agrega os demais temas somou 7%.

Para a pesquisa, foram ouvidas 2 mil pessoas, presencialmente, entre os dias 5 e 8 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais