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BC informa vazamento de dados das chaves Pix de usuários da 99Pay

Quem teve seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente será notificado, diz o BC

O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira (10) que houve vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da 99Pay. O motivo teria sido uma falha pontual no sistema dessa instituição.

“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, diz nota do BC.

Quem teve seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente será notificado, diz o BC. Os avisos serão realizados por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição de relacionamento. “Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”.

“Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”.

Nota da 99Pay

A empresa afirmou que o incidente de segurança já foi sanado e que, como nenhum dado sensível foi exposto, o vazamento não acarretará em “perdas financeiras de qualquer tipo”. Leia a íntegra abaixo.

“A 99Pay informa que, lamentavelmente, dados associados a um número reduzido de chaves Pix foram indevidamente acessados em um incidente recente de segurança, já sanado. Não foi exposto nenhum dado sensível, como senhas, informações de transações, saldos financeiros ou qualquer outra informação sigilosa bancária, não acarretando, portanto, em perdas financeiras de qualquer tipo.

A empresa já contatou seus usuários afetados, que representam cerca de 0,0003% de sua base, para oferecer esclarecimentos e apoio. As demais pessoas que tiveram seus dados acessados, devido ao incidente, serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo, email ou pelo internet banking da sua própria instituição financeira.

A 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de atendimento seguem à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível.”


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