Ouvindo...

Banco Central aprova regras para criação do Pix por aproximação em 2025

Novas regras, definidas com o Conselho Monetário Nacional, vão permitir que o Pix seja inserido em carteiras de pagamento pelo celular, sem necessidade de usar o app do banco

O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional aprovaram nesta quinta-feira (04) as novas regras do Open Finance - sistema bancário aberto para o compartilhamento de dados bancários pessoais entre as instituições. A medida vai permitir a implementação do pagamento por aproximação utilizando o Pix.

Leia também

O calendário de implementação da nova funcionalidade prevê que o serviço esteja disponível para a população a partir do dia 28 fevereiro de 2025. Antes disso, no fim de julho, o BC deve publicar a regulamentação dessas regras e as instituições que vão oferecer a modalidade de pagamento. O calendário também prevê que os testes do Pix por aproximação tenham início no mês de novembro.

Segundo o texto aprovado pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional, as novas regras do Open Finance irão diminuir etapas nos pagamentos online e possibilitarão a oferta de Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets. A tecnologia permite que o usuário pague sua conta apenas aproximando o celular de uma máquina, sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco.

As projeções do BC apontam que 95% dos usuários do sistema financeiro poderão ser beneficiados.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais