Ouvindo...

Times

Semana começa esvaziada no Congresso com parlamentares liberados para curtir o São João

Congressistas podem registrar presença e votar projetos em discussão no plenário por meio de aplicativo; pautas controversas devem ficar de fora

O Congresso Nacional inicia a semana com uma agenda esvaziada devido às festividades de São João. Na sexta-feira (21), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assinou um ato dispensando os parlamentares de sessões presenciais em Brasília.

Os congressistas podem registrar presença e votar projetos em discussão no plenário por meio de um aplicativo. Segundo líderes ouvidos pela Rádio Itatiaia, ainda não há previsão de pauta para esta semana, o que indica que projetos mais importantes podem não ser discutidos.

Leia também

Só nordestinos

Anteriormente, a decisão de Lira atendia apenas aos deputados da região Nordeste - berço das principais festas juninas do país. No entanto, o ato foi criticado por parlamentares de outros Estados, que conseguiram estender a “folga” para os deputados de todo o Brasil.

Pauta no Senado

A agenda da Casa também deve prosseguir sem pautas que possam causar divergências entre as bancadas. Na semana passada, o Senado teve uma agenda intensa e votou projetos controversos, como o que trata da legalização dos jogos de azar no Brasil e as alterações no Ensino Médio.

Ainda estão previstos para ir ao plenário do Senado o projeto de lei sobre jogos de azar e a regulamentação do uso de inteligência artificial no Brasil. No entanto, isso deve acontecer apenas após as festividades juninas, quando os parlamentares voltam à Brasília.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
Leia mais