Ouvindo...

Times

Festas de São João, viagens de Lula e evento em Lisboa esvaziam Brasília esta semana

Câmara liberou deputados de presença obrigatória. Presidente deve ir a SP e MG. Fórum Jurídico de Lisboa começa na quarta com dezenas de autoridades brasileiras

Brasília deve ter uma semana esvaziada por causa das festas de São João, viagens do presidente Lula e de um evento que vai reunir dezenas de autoridades brasileiras em Lisboa (Portugal).

Na Câmara dos Deputados é uma tradição. Nesse ano não foi diferente. Todo fim de junho, deputados nordestinos são liberados da presença obrigatória por causa das festas juninas. Trata-se de uma oportunidade para eles estarem próximos de seu eleitorado, ainda mais com as eleições municipais de outubro à vista. Alguns deputados são pré-candidatos.

Contudo, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, estendeu essa liberação para todos os parlamentares. O próprio Arthur Lira deve ter uma semana reduzida em Brasília.

Ele é um dos convidados do Fórum Jurídico de Lisboa, evento que vai reunir dezenas de autoridades brasileiras na capital portuguesa entre quarta e sexta-feira. O presidente da Câmara vai participar da mesa de abertura do evento junto com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal – que é um dos organizadores do encontro.

Antes do Fórum Jurídico de Lisboa, Gilmar Mendes e outros ministros do STF têm sessão marcada para a próxima terça-feira, onde podem, enfim, finalizar o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas.

Do outro lado da Praça dos Três Poderes, no Palácio do Planalto, o movimento deve ser de reuniões internas. Além disso, o presidente Lula também deve ficar pouco tempo em Brasília. A partir de quarta-feira é esperado que ele viaje para cidades de São Paulo e de Minas Gerais, como Juiz de Fora e Contagem.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais