Ouvindo...

Times

FOTOS: estudante universitário é retirado à força do Senado após protesto contra Novo Ensino Médio

Caio Sad é diretor no Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (UnB)

Um estudante universitário foi retirado à força da Comissão de Educação do Senado nesta quarta-feira (19) após protesto contra o projeto de lei que institui o Novo Ensino Médio. O colegiado aprovou a proposta.

Estudante de geografia da Universidade de Brasília, Caio Sad é diretor no Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ele estava com cartazes contrário à proposta que estava em vias de ser votada pela Comissão de Educação.

“Por que os estudantes não podem opinar? A gente tá fazendo uma manifestação silenciosa contra o absurdo que é esse projeto”, disse Caio enquanto era carregador por policiais legislativos.

Veja, abaixo, fotos do momento em que ele era carregado:

Novo Ensino Médio

O projeto de lei em análise no Senado foi apresentado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto muda pontos da reforma do Ensino Médio aprovada em 2017, durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

A lei que instituiu o regime determina que todos os alunos deverão cursar disciplinas que contemplam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a chamada formação básica, com os conhecimentos essenciais, competências, habilidades e aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educação básica.

No entanto, os alunos também terão oferta de disciplinas optativas, escolhidas de acordo com os interesses pessoais. Essas matérias são chamadas de itinerários formativos e podem contemplar projetos, oficinas e núcleos de estudo.

Além disso, os alunos poderão optar pela formação técnica e profissional. Nesses casos, a formação básica ainda é obrigatória, mas, ao final do Ensino Médio, o estudante será certificado no curso técnico ou profissionalizante escolhido.

As cargas horárias formadas pela formação básica e pelos itinerários formativos devem ter, ao todo, 3.000 horas divididas entre os três anos do Ensino Médio.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais